Marcos 10: 13-16
Nós, seres humanos, fomos criados para viver uma vida extraordinária, multiplicando o bem, o amor, a prosperidade e nossas potencialidades; tendo uma vida feliz.
Felicidade é um bem-estar individual, particular e pessoal, que compreende a soma de dois fatores. O primeiro é o bem-estar individual, que é subjetivo (individual). O outro fator envolve ter uma vida concreta e realizada em várias áreas (espiritual, conjugal, familiar, social, o servir, intelectual, financeira, profissional e emocional. Parece difícil e até impossível ser feliz. Mas ser feliz é bem mais simples do que se imagina.
O primeiro passo para ser feliz é desfazer mitos. Existe um inconsciente coletivo na sociedade que dissemina a crença de que é impossível ter uma vida plena em todas as áreas. Muitas pessoas acreditam que estar bem em uma área da vida, anula estar bem em outra. Isso não é verdadeiro. É importante lembrar que cada pessoa é única e que cada uma tem conhecimentos e emoções diferentes das outras, que foram adquiridos ao longo da vida. Se algo não deu certo para uma pessoa, poderá dar certo para outra.
Na vida é preciso expandir limites para que se aumente a percepção de que a vida faz sentido.
O segundo passo é buscar o melhor. Jesus falou isso aos seus discípulos: “Abram-se para a vida como crianças; recebam a vida como dádiva, assim como as crianças fazem”.
O Reino de Deus é um presente Dele para nós. Se nos reconhecemos desamparados, sem justas reivindicações e nem meritosos, nos tornamos como crianças e aí recebemos com disposição o Reino como dádiva.
Quem recebe o reino de Deus tem vida abundante. Mas mesmo quem tem vida abundante tem problemas. Porém, aprende com eles e muda, e os problemas o torna melhor.
Como aquelas crianças poderiam se tornar adultos melhores aprendendo com a grosseria e o preconceito daqueles discípulos de Jesus?
Ele deu um ultimato àqueles homens: “Sejam como crianças. Abram-se para a vida e para a novidade da vida; recebam a vida como presente, não como enfado ou punição; sonhem como crianças sonham”.
Temos que refazer as nossas crenças e buscar o conhecimento necessário para nos tornarmos pessoas melhores, mais completas, sem um monte de buracos na vida. Por isso é importante nos relacionarmos com as pessoas certas nos afastando daquelas que apenas lamentam, se não conseguirmos melhorar seus pensamentos e o seu foco de vida. Busquemos o Reino de Deus como crianças sedentas, curiosas e desejosas de uma vida plena e feliz. Afinal, o próprio Senhor Jesus declarou que o este reino já está em nosso meio.