Avivamento – Isaias 44:1-13
Nós, que somos cristãos, precisamos perceber e entender quando o ambiente no qual nós estamos precisa mudar; seja a casa, o trabalho, a vizinhança ou até nós mesmos. Precisamos ter a consciência quando a presença de Deus se faz necessária para que a mudança aconteça. E o Avivamento é fundamental para esse despertamento. Avivamento é tornar mais vivo, mais intenso, mais nítido; animado. Avivamento não é busca de benção; é busca de Deus, porque Ele, somente Ele, deve ser o centro da nossa vida. O avivamento é a manifestação sobrenatural do domínio da Presença de Deus na Vida do Seu Povo. Quando o avivamento se manifesta, gera quebrantamento, arrependimento e sede de santidade, voltando a igreja para a palavra e para a oração. O texto de Isaías 44 traz quatro realidades sobre o avivamento.
- O avivamento é uma Promessa de Deus, segura e abundante.
- O avivamento é uma Necessidade da igreja. Acontece o derramamento do Espírito Santo como água, porque não há vida sem água. Portanto, sem o Espírito Santo não há vida na igreja. Nós precisamos depender do Espírito Santo, porque somente Ele nos convence do pecado, nos regenera, nos transforma e conduz a igreja ao triunfo.
- O avivamento precisa ser Buscado ansiosamente pela igreja. Este deve ser um desejo ardente. Nós só teremos avivamento quando tivermos sede de Deus. Temos que ser como Davi no Salmo 131: 1-3, confessando a humilde confiança em Deus, abandonando o coração orgulhoso e presunçoso, deixando de lutar contra Deus, deixando de querer ser o herói da turma, da casa, dos filhos, do trabalho, não achando que buscar a Deus é ter poderes semelhantes aos dEle, mas nos jogando nos braços de Deus: “Senhor, meu coração não é orgulhoso, e meus olhos não são arrogantes. Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, acalmei e tranquilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança. Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, desde agora e para sempre!
- O avivamento traz Resultados Extraordinários para a igreja. Ela cresce numericamente (quando uma igreja experimenta o avivamento, o próprio Deus toca os corações); tem o testemunho dos crentes (v.5): “Um dirá: Pertenço ao Senhor; outro chamará a si mesmo pelo nome de Jacó…” (v.5); tem o testemunho de vida: “… ainda outro escreverá em sua mão: Do Senhor, e tomará para si o nome de Israel” (v.5).
Vamos buscar e viver o Avivamento.